domingo, 6 de outubro de 2013

Horta da estufa

Nesta parte do terreno, semeio e/ou planto sempre em regos disposto a todo o comprimento porque nesta parte não tenho rega por cano, só por rego. E é na cabeceira da torna  que chega a água através de rego, depois é só talhar. Bem sei que a partir de agora não deverá ser preciso regar mais, mas faço na mesma assim. É só para explicar o porquê de nesta parte não ter culturas tão variadas como na horta da eira ou na horta do poço. Tento sempre semear e plantar hortícolas que se destinam a armazenar ou para alimentar os animais. Como por exemplo, a batata, o milho, os cereais (milho e girassol), os vegetais de folhas. Por exemplo, não vou colocar nesta parte tomate, ou pimentos ou pepinos. A conservação e armazenagem não é tão simples como os que frisei em cima e também não é muito apreciado pelos galináceos. 

Ainda tenho girassol que semeei tarde, espero ainda vir a obter sementes para alimentar as galinhas, coelhos, porquinhos da índia e agapones. Junto aos girassóis já plantei penca. Quando tirar os girassóis já fica a dar a penca. Ao lado tem três regos de nabal e um de alho francês.

DSCN6747DSCN6748DSCN6749

A torna vista da parte de cima do terreno. O rego junto aos alhos franceses e até ao meio tem alfobres de penca e couve galega. Já por várias vezes que arranquei os pés maiores para plantar. E conforme vão crescendo vou arrancado. Também já semeei três vezes porque alguma semente não nasceu e outras os pássaros foram comendo.

DSCN6781DSCN6777DSCN6778DSCN6779DSCN6780

As nabiças era para ter semeado em torna e não em rego, mas quando foi a sementeira ainda era tempo quente e depois a água não corria, então tive que semear assim. Mas também dá jeito para as arrancar, ando com um pé de cada lado. Já tenho feito sopas, esparregados e dado às galinhas. Antes do São João, eu não tinha galinhas (eram da minha mãe) e por isso não pensava em plantar tanta hortaliça de folhas como agora que tenho bicos para alimentar. Quando tinha coisas a mais dava à família e aos aos amigos. Embora também levasse coisas para alimentar os coelhos e galinhas da minha mãe, mas não tinha que ser assim, apenas o fazia em cooperação. Agora é diferente, com galinhas e patos a meu cargo a coisa complica. Também continuo a dividir com a minha mão, para os coelhinhos dela, sim porque desses animais ainda não tenho à minha responsabilidade e também não quero, porque depois não os mataria para comer.

Sem comentários:

Enviar um comentário