Autora

Olá,

o meu nome é Brasilina e
adoro tudo o que a terra nos dá. Vivo no Porto, Portugal.

Sou uma apaixonada por cultivar a terra, semear, plantar, cuidar (estrumar, cavar, semear, plantar, tratar, regar, sachar, estacar, podar…), e por fim, a recompensa: colher, confeccionar e saborear.

Adoro admirar a natureza (planícies, serras, montanhas, rios, lagos, parques naturais, floresta, costa marítima, praias, campos cultivados, jardins, parques verdes…), visitar cidades, vilas e aldeias, ter contacto com outras gentes, conhecer os seus costumes, as suas tradições.
Adoro visitar feiras e mercados, poder ver a azáfama dos feirantes (vendedores e compradores), os seus produtos todos expostos, a multiplicidade dos mesmos, e principalmente a frescura e diversidade dos produtos da terra.  

Adoro saborear uma sopa fresquinha acompanhada com um naco de broa, com muitos legumes, acabada de fazer com legumes todos cultivados por mim e na sua maioria colhidos na hora.
A comida regional, é aquela que para mim mais satisfaz o meu paladar, acompanhada de uma boa salada, ou de uns grelos salteados, ou uma taça de azeitonas colhidas e curtidas por mim, sem esquecer a companhia de um saboroso copo de vinho.
Mas, e as frutas? Essas, adoro-as, a multiplicidade delas, dos sabores, das cores, das texturas, das formas, dos cheiros…
 Figos, uvas, ameixas, pêssegos, damascos, morangos, cerejas, dióspiros, maracujás, nêsperas, laranjas, clementinas, tangerinas, tangeras, peras, maças, amoras, framboesas, mirtilos, groselhas, tamarillos, romãs, avelãs, amêndoas…   
Não dispenso o cultivo de ervas aromáticas e a sua utilização quer por protecção à horta afastando insectos parasitas dos legumes e fixando outros protectores, “benfeitores”, quer nos pratos de culinária cá de casa.
E os seus cheiros, hum, que gosto!!!!!!!!!!!!

Este blogue é um projecto, que começou em Março deste ano, mas só a 13 de Novembro de 2011, depois de várias tentativas de técnica e tempo disponível é que me foi possível concretizar.
Nasceu devido à insistência da minha colega Marina e do meu desejo de querer partilhar com todos este meu prazer.
Dá-me imenso prazer deitar a semente à terra, vê-la nascer, crescer, como no tempo dos meus avôs, sem adicionar estes componentes das produções em massa, saber que vou comer os alimentos o mais natural possível.
Chegar à horta, colher uma giga de legumes e trazer para a cozinha para confeccionar as nossas refeições, sentar à mesa e saborear em família, é o melhor que podemos aproveitar.


Sejam bem-vindos!