sábado, 12 de outubro de 2013

Alfobres

Alfobre de penca, alface, coração, couve acelga. Como chegava-me pouquinha quantidade, semeei tudo no mesmo caixote de esferovite. Apenas gosto de ter todos os meses plantinhas novas para plantar, assim ocupo o terreno, não fica a monte, tenho alimento para os animais e para a panela e uma paisagem agradável, zen. E com a vantagem de ter tudo fresco e na hora. Se não estivesse constantemente a semear e quisesse estar mensalmente a plantar, teria que comprar as plantinhas, mudinhas, suportando os custos correspondentes à aquisição das mesmas. Digo todos os meses, porque semeio sempre na lua velha, senão espiga tudo. E como a lua tem quatro fases, e cada fase dura uma semana, e um ciclo completo demora quatro semanas que corresponde a um mês, digo por mês.

DSCN6892DSCN6893DSCN6894

Este fim de semana, sou capaz se escolher as mudinhas maiores, e arrancar para transplantar para o terreno.  Ainda vou ver, se entender que já tem tamanho suficiente…                                              Não tenho conseguido obter alfobres da estufinha. Não sei que praga lá anda que come sempre tudo, até os caules. Já pensei que seriam lagartas e borrifei tudo com água e vinagre, e nada, pensei que seriam lesmas e caracóis e espalhei cinza em todo o limite da terra e montei “armadilhas” com cerveja e laranja, e também nada. Ando à cata, inclusive de noite com a lanterna e também não vejo nada. Que raio de animais andaram a comer-me todas as folhinhas de todas as plantinhas que lá tenho semeado? Por isso não tenho tirado partido da estufinha e tive que optar pelos caixotes de esferovite.                              Já tenho quatro caixotes preparamos para semear na próxima lua velha, que se não me engano, será no próximo sábado e por isso penso semear no próximo domingo, dou mais um dia, até porque não sei a que horas é. Irei confirmar no almanaque, mas normalmente nunca semeio no primeiro dia de lua velha.  Preparei-o-os da seguinte maneira: uma camada de terra no fundo, seguida de uma camada de estrume composto por palha e caganitas de coelho, outra camada de terra, depois vai levar a semente e mais uma camada fininha de terra por cima. Vou semear um caixote de cebolo, outro de alho francês. Separados porque são alfobres que demoram muito a crescer e vão ficar em alfobre por muito mais tempo em relação às couves e à alface. Vou semear outro de alface de inverno, opto por semear também um porque pretendo plantar mais área e para isso tenho que ter mais plantas. Porque é o legume preferido de todos os animais que tenho. Vou semear outro em tiras com penca, coração, beterraba, acelga e chicória. Também pretendo semear nabiças, grelos, nabos, cenoura e salsa diretamente na terra, no local definitivo, sem mudas.

1 comentário:

  1. Boa tarde. Tenho espinafres em vasos que já não desenvolvem. Retirei as sementes verdes dos troncos e agora não sei como devo tratá-las para depois as cultivar num espaço maior.

    ResponderEliminar