terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

O que ficou da tempestade

O mês de janeiro foi muito frio e chuvoso, muita chuva, choveu praticamente durante todo o mês. E não ficou por aqui, no dia 26 veio uma tempestade que deixou estragos por todo o lado. Arrancou árvores, derrubou vasos, deitou abaixo as ervilhas e as favas… Mas o pior que me deixou, foi a estufinha estragada e a casinha irreparável.

As estufas e os abrigos são muito importante para conseguirmos ter várias espécies de plantas e alfobres nos meses de inverno. Era na casinha que eu tinha os alfobres de novas plantas para transplantar no quintal, foi tudo à vida, fiquei sem nada, tudo estragado, num amontoado de terra, esferovite e plásticos dos tabuleiros onde tinha as sementes a germinar. Não tem condições de ser recuperada, vai para o lixo. Partiu nos encaixes, a meio dos ferros, rasgou o plástico...

Quanto à estufinha, vou retirar os paus do teto e endireitar os esteiros de cimento da lateral, pois tombaram todos para dentro, depois de os voltar a por ao alto e socar a terra para os fixar, volto a montar os paus do teto que os ajudam a estabilizar e a manter na posição vertical. Alguns arames partiram, vou ter que os substituir. Também rasgou o plástico nas partes que encostam às bigas, vou colar com fita própria para a humidade, pelos menos para ver se aguenta o próximo inverno. É que o plástico tem pouco tempo, se não me engano uns 2 anos e custou mais de €35,00, conto que no mínimo deveria dar para uma meia dúzia de anos ou mais.

estufa abrigos para plantas

estufa abrigos de plantasestufa abrigos de plantasestufa abrigos de plantas

estufa abrigos de plantasestufa abrigos de plantasestufa abrigos de plantas

estufa abrigos de plantas

Estava para publicar mais cedo, mas fiquei desolada com esta situação e  para além disto o meu computador avariou, nem sequer liga, agora tenho que ir à biblioteca ou pedir a amigos para me emprestarem o computador para publica mensagens no blogue.

Mas não vou desanimar, vou semear de novo e para ter colheitas no cedo, vou comprar alfobres e plantar.  Aliás, já comecei a semear: alface, beterraba e tomates…

2 comentários:

  1. Amiga
    Lamento profundamente toda essa destruição.Ficando á inteira disposição para ajudar no que precisar.

    Cumps
    J.Lopes
    diariodevidanatural.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. É isso mesmo, não podemos desanimar nem desistir! Mas é muito triste vermos todo o nosso trabalho e dedicação ir por água a baixo (literalmente).
    Força para continuar!
    Um abraço,
    faroleco.blogspot.pt

    ResponderEliminar