domingo, 9 de setembro de 2012

Piri-piris, malaguetas, pimentos

Hoje o sono não bate à porta, e resolvi publicar algumas imagens da minha horta de datas anteriores, que acho bonitas e interessantes e que as guardo numa pasta no ambiente de trabalho do meu computador à espera de oportunidade para partilhar, pois tenho que organiza-las em termos de corpo do texto do blogue, juntando as imagens referentes à mesma espécie.
Fotos tiradas a 27 de Julho deste ano. São uma parte das variedades diferentes que disponho de piri-piris, malaguetas e pimentos.
A estes sininhos, chamo mesmo sininhos e considero que são piri-piri, mas não tenho a certeza. No fim de semana passado fiz a primeira colheita deste ano dos que estavam vermelhinhos e para este fim de semana já tem mais prontos a apanhar. Estes foram semeados no ano passado em alfobre já tarde e transplantados para a estufa. O ano passado não deram fruto, este ano estão um colosso, cheiinhos de sininhos. São plantas que crescem bastante, autênticos arbustos gigantes, chegam a ter ramos mais altos do que eu, para que sirva de comparação, sou de estatura alta.
DSC_0162DSC_0172DSC_0170
Estas 3 fotos foram tiradas a 23/8 e para descrever a história da planta deste vaso nada melhor do que clicar neste linque:Este vaso tem duas plantas de piri-piri sininho.
DSC_0985 DSC_0983 DSC_0984
Malaguetas compridas, já estão plantadas na estufas à alguns anos. Ficam com fruto na planta até bastante tarde, mas tem cerca de dois meses em que cai quase todas as folhas ficando só os caules e os frutos que eu não colhi. Alguns até chegam a secar no próprio pé e depois eu aponho-os assim directamente da planta conforme vou precisando na cozinha. Quando os dias começam a aquecer, começam a surgir folhinhas novas e o ciclo recomeça, florzinhas, frutinhos…. Este ano também já apanhei algumas, umas para oferecer outras para secar. Estou a secar um bocadinho de cada espécie, no final vou compor um cestinho com estas variedades. Estas duas fotos foram tiradas a 20 de Junho.
DSC_0147 DSC_0146
DSC_0186DSC_0203
Mini malaguetas, comprado este ano em vaso numa florista no cruzamento do Monte dos Burgos e transplantei para a estufa. Também já colhi algumas.
 DSC_0211DSC_0213
Piri-piri cuja planta está na estufa à alguns anos, chegam a cair as folhas todas e fica os caules com os frutinhos vermelhos pendurados. Quando chega a Primavera voltam a rebentar. Fotos tiradas a 20 de Junho.
DSC_0145 DSC_0144
Piri-piri roxo, mais uma aquisição deste ano, comprei em vaso num horto na praça do Marquês, no Porto. Surgem da mesma cor das folhas e caule da planta, roxo, e depois ficam vermelhos, são mesmo minis, alguns tem o tamanho de um grão de arroz, outros pouco mais. Também já colhi alguns, catando-os por entre os mini caules, corto-os com o pedúnculo usando a ponta aguçada da tesoura de cozinha de arranjar peixe. Só assim consigo pegar neles, senão até seria complicado para as pontas dos meus dedos grossos.
DSC_0217DSC_0215DSC_0216
Pimento laranja
Comprado este ano em vaso numa florista em Monte dos Burgos e transplantado para a estufa. Já colhi 2 e na planta já tem mais 2 maduros.
DSC_0212
Pimento doce, achatado e largo, gosto muito do sabor e da forma, esta espécie está comigo à muitos anos, veio dos meus pais. À semelhança da malagueta descrita em cima, também está à anos na estufa, acontece o mesmo que descrevo em cima. Este ano já colhi muitos destes, agora tem pouquinhos, pois na estufa surgiu um surto de moscas brancas e danificou algumas culturas, incluindo esta. Estas duas primeiras fotos foram tiradas a 20 de Junho. Na primeira imagem nota-se bem a forma física do pimento à qual eu faço descrição.
  DSC_0143DSC_0221DSC_0168DSC_0214DSC_0171
Outra espécie de pimento, também veio dos meus pais e também está na estufa à anos. Tem forma estreita à semelhança do pimento padrão, mas de tamanho médio com polpa e casca fina. As duas primeiras fotos foram tiradas a 20 de Junho.
DSC_0141 DSC_0142 DSC_0076

Vaso adquirido este ano na casa de hortícolas no cruzamento do Monte dos Burgos e transplantado para um vaso maior. São pequenos piri-piris, largos em baixo e ponta arredondada, de tamanho curto, apresentam-se na planta na posição vertical, todos virados para o céu. Ainda não colhi nenhum deste vaso, mas já tem muitos frutos vermelhos.
DSC_0322 DSC_0309DSC_0308DSC_0321
foto tirada a 27/8
DSC_0999


DSC_0283    DSC_0307 DSC_0338DSC_0339

DSC_0304DSC_0305
  
 DSC_0311 

Vasinhos de piri-piris. Ainda não pintaram, mas estão carregados de frutos. Daqui a nada vai ficar muito bonito, os vermelhos a sobressaírem pelo meio do verde das folhas.
DSC_0002 DSC_0003 DSC_0004 DSC_0005 DSC_0006 DSC_0007 DSC_0008 DSC_0009 DSC_0010 DSC_0013
DSC_0011DSC_0012  DSC_0001

Canteiro de piri piris do ano passado
DSC_0973 DSC_0976 DSC_0977 DSC_0978

13 comentários:

  1. Boa noite Brasilina,

    Gostava de lhe pedir algumas sementes dessas pimentas ou melhor não estaria interessada em trocar por sementes de tomates?

    Cumps

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Rui
      Refere-se aos "sininhos", certo? Envie-me uma morada e mando-lhe um frutinho (cada um contém muitas sementes), depois é só deixar secar as sementes e semear.
      Cumprimentos,
      Brasilina

      Eliminar
  2. olá, eu sou de barcelos, Portugal e adoro malaguetas sera que me podias arranjar um fruto do Piri-piri roxo e daquelas meias redondas que estão na imagem ao lado da vasoura. Eu ficaria muito grato pois queria fazer coleção das plantas por causa do sabor e da sua beleza. Posso trocar tambem por umas sementes de uma especie de cabaça ou abobora que chega a ter tres metros de cumprimento e que pode ser moldada no seu crescimento. Meu emaile é serpau72@hotmail.com xau aguardo resposta e parabens pelo blogue.

    ResponderEliminar
  3. Boa tarde brasilina. Gostaria de saber se tem sementes de pimentos padron?

    Cumprimentos David Faria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comprei sementes de Pimentos Padron no Intermarchê. E deram fruto. Deram-se bem em Vasos só cuidado com caracóis, lesmas e piolho. Tenho sementes mas não dou garantias de elas vingarem.

      Eliminar
  4. Olá a todos , eu sou dos Açores mais precisamente da ilha Terceira e só queria fazer uma pergunta se me pode-se responder ,, como cultiva várias espécies de pimentos e malaguetas penso que perto umas das outras na sua estufa, será que elas se cruzam , por exemplo , pimentos ficarem picantes e as malaguetas ficarem mais adocicadas ? , é que tanho algumas plantas diferentes como o sr e o espaço reduzido . obrigado

    ResponderEliminar
  5. Boa noite nao tem sementes desses piri piri preto e dessa que parece um sininho ando a procura a bastante tempo

    ResponderEliminar
  6. Boa noite nao tem sementes desses piri piri preto e dessa que parece um sininho ando a procura a bastante tempo

    ResponderEliminar
  7. Onde posso arranjar sementes de malagueta principalmente esses sininhos?

    ResponderEliminar
  8. Olá. Encontrei agora o seu Blogg e verifico que estas mensagens já são um pouco antigas. No entanto como ainda estão online pode ser que sejam recebidas. Moro em Lisboa e deram-me uma plantinha de piri-piri oriental (veio da Tailândia) que cresceu muito bem e já está cheio de frutinhos, embora ainda verdes. O problema é que a parte de trás das folhas está a ficar coberto por uma espécie de pó branco que eu não sei identificar mas temo seja uma doença. Será que me pode ajudar com alguma dica para tentar combater este problema? Muito grata pela atenção

    ResponderEliminar
  9. Olá. Encontrei agora o seu Blogg e verifico que estas mensagens já são um pouco antigas. No entanto como ainda estão online pode ser que sejam recebidas. Moro em Lisboa e deram-me uma plantinha de piri-piri oriental (veio da Tailândia) que cresceu muito bem e já está cheio de frutinhos, embora ainda verdes. O problema é que a parte de trás das folhas está a ficar coberto por uma espécie de pó branco que eu não sei identificar mas temo seja uma doença. Será que me pode ajudar com alguma dica para tentar combater este problema? Muito grata pela atenção

    ResponderEliminar
  10. Boa tarde tenho um vaso com duas qualidades de piri-piri, já â´dois anos mas este ano reparei esta semana que na terra andam uns bichinhos tipo mosca, que faço para as me ver livre delas, existe algum produto ou posso substituir a terra?
    Agradecia que me ajudassem . Obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 0.,25l de água da chuva e 0,25l de leite gordo. Juntar 2 ou 3 gotas de sabão... Depois, com ajuda de 1 borrifador molhe bem...

      Eliminar