domingo, 9 de setembro de 2012

Piri-piris, malaguetas, pimentos

Hoje o sono não bate à porta, e resolvi publicar algumas imagens da minha horta de datas anteriores, que acho bonitas e interessantes e que as guardo numa pasta no ambiente de trabalho do meu computador à espera de oportunidade para partilhar, pois tenho que organiza-las em termos de corpo do texto do blogue, juntando as imagens referentes à mesma espécie.
Fotos tiradas a 27 de Julho deste ano. São uma parte das variedades diferentes que disponho de piri-piris, malaguetas e pimentos.
A estes sininhos, chamo mesmo sininhos e considero que são piri-piri, mas não tenho a certeza. No fim de semana passado fiz a primeira colheita deste ano dos que estavam vermelhinhos e para este fim de semana já tem mais prontos a apanhar. Estes foram semeados no ano passado em alfobre já tarde e transplantados para a estufa. O ano passado não deram fruto, este ano estão um colosso, cheiinhos de sininhos. São plantas que crescem bastante, autênticos arbustos gigantes, chegam a ter ramos mais altos do que eu, para que sirva de comparação, sou de estatura alta.
DSC_0162DSC_0172DSC_0170
Estas 3 fotos foram tiradas a 23/8 e para descrever a história da planta deste vaso nada melhor do que clicar neste linque:Este vaso tem duas plantas de piri-piri sininho.
DSC_0985 DSC_0983 DSC_0984
Malaguetas compridas, já estão plantadas na estufas à alguns anos. Ficam com fruto na planta até bastante tarde, mas tem cerca de dois meses em que cai quase todas as folhas ficando só os caules e os frutos que eu não colhi. Alguns até chegam a secar no próprio pé e depois eu aponho-os assim directamente da planta conforme vou precisando na cozinha. Quando os dias começam a aquecer, começam a surgir folhinhas novas e o ciclo recomeça, florzinhas, frutinhos…. Este ano também já apanhei algumas, umas para oferecer outras para secar. Estou a secar um bocadinho de cada espécie, no final vou compor um cestinho com estas variedades. Estas duas fotos foram tiradas a 20 de Junho.
DSC_0147 DSC_0146
DSC_0186DSC_0203
Mini malaguetas, comprado este ano em vaso numa florista no cruzamento do Monte dos Burgos e transplantei para a estufa. Também já colhi algumas.
 DSC_0211DSC_0213
Piri-piri cuja planta está na estufa à alguns anos, chegam a cair as folhas todas e fica os caules com os frutinhos vermelhos pendurados. Quando chega a Primavera voltam a rebentar. Fotos tiradas a 20 de Junho.
DSC_0145 DSC_0144
Piri-piri roxo, mais uma aquisição deste ano, comprei em vaso num horto na praça do Marquês, no Porto. Surgem da mesma cor das folhas e caule da planta, roxo, e depois ficam vermelhos, são mesmo minis, alguns tem o tamanho de um grão de arroz, outros pouco mais. Também já colhi alguns, catando-os por entre os mini caules, corto-os com o pedúnculo usando a ponta aguçada da tesoura de cozinha de arranjar peixe. Só assim consigo pegar neles, senão até seria complicado para as pontas dos meus dedos grossos.
DSC_0217DSC_0215DSC_0216
Pimento laranja
Comprado este ano em vaso numa florista em Monte dos Burgos e transplantado para a estufa. Já colhi 2 e na planta já tem mais 2 maduros.
DSC_0212
Pimento doce, achatado e largo, gosto muito do sabor e da forma, esta espécie está comigo à muitos anos, veio dos meus pais. À semelhança da malagueta descrita em cima, também está à anos na estufa, acontece o mesmo que descrevo em cima. Este ano já colhi muitos destes, agora tem pouquinhos, pois na estufa surgiu um surto de moscas brancas e danificou algumas culturas, incluindo esta. Estas duas primeiras fotos foram tiradas a 20 de Junho. Na primeira imagem nota-se bem a forma física do pimento à qual eu faço descrição.
  DSC_0143DSC_0221DSC_0168DSC_0214DSC_0171
Outra espécie de pimento, também veio dos meus pais e também está na estufa à anos. Tem forma estreita à semelhança do pimento padrão, mas de tamanho médio com polpa e casca fina. As duas primeiras fotos foram tiradas a 20 de Junho.
DSC_0141 DSC_0142 DSC_0076

Vaso adquirido este ano na casa de hortícolas no cruzamento do Monte dos Burgos e transplantado para um vaso maior. São pequenos piri-piris, largos em baixo e ponta arredondada, de tamanho curto, apresentam-se na planta na posição vertical, todos virados para o céu. Ainda não colhi nenhum deste vaso, mas já tem muitos frutos vermelhos.
DSC_0322 DSC_0309DSC_0308DSC_0321
foto tirada a 27/8
DSC_0999


DSC_0283    DSC_0307 DSC_0338DSC_0339

DSC_0304DSC_0305
  
 DSC_0311 

Vasinhos de piri-piris. Ainda não pintaram, mas estão carregados de frutos. Daqui a nada vai ficar muito bonito, os vermelhos a sobressaírem pelo meio do verde das folhas.
DSC_0002 DSC_0003 DSC_0004 DSC_0005 DSC_0006 DSC_0007 DSC_0008 DSC_0009 DSC_0010 DSC_0013
DSC_0011DSC_0012  DSC_0001

Canteiro de piri piris do ano passado
DSC_0973 DSC_0976 DSC_0977 DSC_0978

8 comentários:

  1. Boa noite Brasilina,

    Gostava de lhe pedir algumas sementes dessas pimentas ou melhor não estaria interessada em trocar por sementes de tomates?

    Cumps

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Rui
      Refere-se aos "sininhos", certo? Envie-me uma morada e mando-lhe um frutinho (cada um contém muitas sementes), depois é só deixar secar as sementes e semear.
      Cumprimentos,
      Brasilina

      Eliminar
  2. olá, eu sou de barcelos, Portugal e adoro malaguetas sera que me podias arranjar um fruto do Piri-piri roxo e daquelas meias redondas que estão na imagem ao lado da vasoura. Eu ficaria muito grato pois queria fazer coleção das plantas por causa do sabor e da sua beleza. Posso trocar tambem por umas sementes de uma especie de cabaça ou abobora que chega a ter tres metros de cumprimento e que pode ser moldada no seu crescimento. Meu emaile é serpau72@hotmail.com xau aguardo resposta e parabens pelo blogue.

    ResponderEliminar
  3. Boa tarde brasilina. Gostaria de saber se tem sementes de pimentos padron?

    Cumprimentos David Faria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comprei sementes de Pimentos Padron no Intermarchê. E deram fruto. Deram-se bem em Vasos só cuidado com caracóis, lesmas e piolho. Tenho sementes mas não dou garantias de elas vingarem.

      Eliminar
  4. Olá a todos , eu sou dos Açores mais precisamente da ilha Terceira e só queria fazer uma pergunta se me pode-se responder ,, como cultiva várias espécies de pimentos e malaguetas penso que perto umas das outras na sua estufa, será que elas se cruzam , por exemplo , pimentos ficarem picantes e as malaguetas ficarem mais adocicadas ? , é que tanho algumas plantas diferentes como o sr e o espaço reduzido . obrigado

    ResponderEliminar
  5. Boa noite nao tem sementes desses piri piri preto e dessa que parece um sininho ando a procura a bastante tempo

    ResponderEliminar
  6. Boa noite nao tem sementes desses piri piri preto e dessa que parece um sininho ando a procura a bastante tempo

    ResponderEliminar