sábado, 3 de agosto de 2019

Carpas

Comprei 2 carpas por €11,00 numa loja de animais em Ermesinde. É a primeira vez que opto por esta espécie de peixes, porque crescem muito e o lago é pequeno. Mas como os outros peixes (cometas, orandas...) tem morrido eu resolvi arriscar e comprei carpas. Também são mais difíceis de encontrar nas lojas de animais, aliás estas duas eram únicas.

Coloquei o saco em que vieram da loja no lago durante uns 20m e após este tempo mais outros 20m em que retirei metade da água do saco e acrescentei água do lago. Até que chegou o momento de os libertar na sua nova casa. 

 laranjinha

 malhado

 como companhia já tem uma rã

 vista geral do lago

O lago vai levar mais plantinhas que serviram de alimento e protecção para os animais. Estou a limpa-las aos poucos e a coloca-las no lago. O lago estava cheio de lentilhas de água (são plantas aquáticas com duas folhinhas muito pequeninas e umas raízes também muito pequeninas que flutuam à superfície da água), o problema é que estas plantinhas minúsculas proliferam a uma velocidade incrível apoderando-se de toda a superfície da água impedindo a entrada de luz e o crescimento das outras plantas. Eu li que estas plantinhas servem de alimento aos peixes e outros animais aquáticos, mas também li que são tóxicas. Agora não sei se interpretei bem. O facto é que no lago teve peixes durante pelo menos 1 ano e de repente morreram todos, isto ocorreu quando estas plantinhas se reproduziram ao ponto de ocuparem toda a superfície do lago, tendo atingido uma camada grossa. Então resolvi não colocar destas plantas no lago. Mas dá uma trabalheira que não imaginam, limpar todas as outras plantas destas plantinhas. É que são mesmo muitas e colam-se de tal maneira às outras que tenho que pegar em cada planta e mergulhar uma a uma em várias águas até não ter nenhuma lentilha de água. Eu tenho feito este trabalho aos poucos durante alguns dias e ainda tenho várias para limpar. Mas tenho que experimentar. 

Sem comentários:

Enviar um comentário