terça-feira, 26 de março de 2013

Sementeira da batata

Durante a semana passada, ocorreu a sementeira da batata. Entre espalhar cal e composto “nutrimais”, escarificar a terra, fazer os regos, cortar as batatas aproveitando todos os abrolhos, lá se foi uma semana. Todos os anos, costumo semear esta torna a batatas, este ano como cortei-as mais pequenas, ainda tive que semear mais três regos do lado de cima da estufa.

DSC_0199DSC_0203

Vista da sementeira do lado de baixo (da ramada).

DSC_0211DSC_0204 

Uma batata que ficou do ano passado.

DSC_0233DSC_0232

Vista do lado de cima, do pomar ou da horta da eira.

DSC_0230DSC_0188

Na primeira foto: Carreiro de árvores de frutas. Estas árvores foram todas compradas e plantadas em Fevereiro ou Março de 2011. Tem uma aveleira, uma pereira, uma macieira, duas ameixieiras (uma branca e outra preta “quilhão de galo”), três cerejeiras (uma branca, uma preta e uma vermelha), e um limoeiro. Algumas já deram fruta no ano passado, foi o caso da pereira, da macieira, das ameixieiras e do limoeiro. Aliás, o limoeiro está carregado de limões de muitos tamanhos, desde grandes a colher até pequeninos acabados de nascer das flores. Pelo meio tem gladíolos, foram plantados no ano passado e deram flores. Este ano , já estão todos rebentados. Na segunda foto estão os três regos de batata que tive que semear à parte. Está em volto de couve galega para alimentar as galinhas e os coelhos. À esquerda, tem um rego de árvores de fruta, na sua maioria são ameixieiras que pegaram de estaca após ter usado poda das ameixieiras para estacar ervilhas.

1 comentário:

  1. Gostaria de me dedicar a sementeira de Batata, tomate, pepinos, pimentos, couve, broculos e outros em estufas ou em céu aberto.
    Se ouver algum o meu contacto é o e.mail trabalho.sanzonal@hotmail.com ou o telemovel 915664622

    ResponderEliminar