quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Sementeira de árvores

No passado sábado, resolvi semear alguns caroços de sementes de fruta tropical (1 lichia, 6 anonas, 1 manga, 2 pera abacate, 4 dióspiro duro, 6 goiabas brancas) pouco comuns no nosso país. Também semeie 2 caroços de pêssego vermelho e pinhões. Tinha guardado desde o Verão, altura em que os consumi, lavei-os e seque-os muito bem. Agora resolvi enterrar os caroços e sementes em vasinhos com terra. Fiz etiquetas com o nome e data da sementeira e coloquei nos respectivos vasos. Reguei e coloquei-os na casinha (estufa em forma de casinha). Não sei se é a altura certa para semear estas plantas, muito menos se vão nascer, mas tenho curiosidade e gosto de experimentar.

DSCN5783DSCN5784DSCN5785DSCN5787

Imagens da “sementeira / plantação” efetuada a 21 de novembro. Até hoje ainda não apareceu nada, mas a germinação destas sementes, pevides e caroços demora bastante tempo, por isso à que aguardar. Pois ainda nada está perdido. E se não resultar, volto a experimentar lá para o inicio de março, com tempo mais quente, quem sabe!

DSCN5835DSCN5838

2 comentários:

  1. Viva!
    Aqui fica a partilha da minha experiência:
    Em relação à manga eu consegui germinar, mas ainda não consegui que as pequenas plantas sobrevivessem (tenho, ainda, de descobrir porquê). Assim, aconselhava a não deixar secar o caroço (ou seja,semear pouco depois de consumir a manga) e a retirar a semente de dentro do caroço, mantendo-a depois sempre húmida entre algodão. Colocando-a no vaso só quando já há algum desenvolvimento.
    Quanto ao abacate tenho tido sucesso mesmo quando coloco logo no vaso, mas para acelerar a germinação podemos colocar palitos no caroço e pô-lo num copo com água. Os palitos servem de suporte e a água só deve tocar um pouco no fundo do caroço. Depois o caroço começa a abrir-se e a desenvolver um "espigão" e nessa altura colocamos no vaso.
    Espero que tenha sido útil!!
    Um abraço,
    http://faroleco.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostava de saber se as sementes de diospiro germinaram e ao fim de quanto tempo?

      Eliminar