sábado, 24 de novembro de 2012

Piri-piris

Não dispensando para que servem (tempero das comidas), as plantas de piri-piri, quando estão com os frutos, são como se tivéssemos vasos com flores. Tons vermelhos, alaranjados e amarelos a espreitarem por entre o verde das folhas e dos caules. Acho estas plantas lindíssimas. Numa época do ano em que há poucas flores, ter vasos de piri-piris espalhados pelo pátio proporcionam um bonito colorido ás paredes e ao verde das plantas. Este vaso, é a minha mais recente aquisição, comprei à uma semana no Bolhão por €1,00. Tem 4 pés: 2 vermelhos e 2 amarelos. Já transplantei para um vaso maior e coloquei estrume na terra. É engraçado, dá frutos de pontas arredondadas e apontados para o céu.

DSCN5861 DSCN5839 DSCN5840 Em relação a estes, nem sei que dizer, lindos, parecem sininhos pendurados numa arvore de Natal. As folhas da plantas vão acabar por cair, mas ficam os caules com os sininhos. Para a próxima Primavera começam a nascer folhinhas e depois as flores e depois os sininhos, (recomeça o ciclo). Esta planta de piri-piri cresce muito, chega a atingir o tamanho de um arbusto. DSCN5903  DSCN5905DSCN5904DSCN5902 Vaso com vários pés de piri-piri, caem sementes à terra e nascem plantinhas novas. Tem 2 espécies, uma, os frutos nascem e mantém-se espetados para cima, outra, os frutos nascem com a ponta virada para os lados e para baixo.

DSCN5907DSCN5908 DSCN5911DSCN5909

Vista geral dos vasos.DSCN5910 

Estes canteiros tem mais 2 espécies diferentes. No ano passado deram-me 2 piripiris de cada, um é redondo e o outro tem a forma de cone. Deixei secar e em Março deste ano semeei algumas sementes, o resultado é este.

DSCN5926DSCN5925  DSCN5927DSCN5930

Mais outra espécie, idêntica aos piri-piris mais comuns, de ponta aguçada, mas de forma cónica, com extremidade arredondada. Junto imagem dos que “apontam para cima e dos que apontam para baixo”, para verem a diferença.

 DSCN5929DSCN5907DSCN5928DSCN5909 DSCN5928DSCN5929

4 comentários:

  1. Dá para comprar tb em semente? ou é só ao pé que se compra?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Cristiana
      Eu desconheço a semente à venda. Tenho visto à venda em vasos, por exemplo no edificio do Bolhão, nas floristas que tem ao fundo das escadas, na rua Alexandre Braga... no Porto.
      Cumprimentos,
      Brasilina

      Eliminar
  2. Obrigada!

    o bolhão é longe para mim, mas tb deve vender nas feiras que é onde eu costumo comprar as outras coisas, vou procurar =)

    Outra pergunta, criei o blog a pouco tempo e ainda tenho alguma dificuldade, por exemplo, n há nenhuma maneira de quando respondem aos comentarios que nós colocamos nos outros blogues de aparecer um gereno de alerta na nossa pagina avisar que essa pessoa já nos respondeu? pq por exemplo eu comentei aqui a sua publicação e voçê respondeu-me mas não recebi nada avisar, só vi pq tornei a vir cá.

    cmpts =)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Cristiana
      Agradeço o alerta. Realmente não sabia que era assim. Mas também não sei como ter alerta de resposta aos comentários feitos.
      Cmpts

      Eliminar