sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Arvore de fruta – ameixoeira

Adoro a chegada do calor, não só por usar roupas mais leves, o tempo ser mais quente, os dias maiores, o convite ás caminhadas nocturnas, aos passeios, à praia, enfim, tudo isto e muito mais. Mas a chegada de muitos frutos que só neste tempo aparecem com sabor, não os importados que tem muito bom aspecto mas quando os trincamos é uma desilusão. Um desses frutos são as famosas ameixas, brancas, vermelhas, pretas, amarelas, pequenas, médias, grandes, de forma redonda, alongada, bicuda, oval… o que imposta mesmo é que elas venham que nós cá estamos para as desgostar. E o meu pomar assim me convida. Aqui fica a partilha de pedacinhos das minhas ameixas.

DSC_0767DSC_0762DSC_0763 DSC_0761 DSC_0818DSC_0811DSC_0816DSC_0812DSC_0817DSC_0827

Aqui está um carreiro de ameixoeiras. Há uns anos atrás só tinha cerca de seis ameixoeiras diferentes numa parte do terreno que eu chamava de pomar. Estas apareceram de uma maneira muito peculiar. Estaquei ervilhas com a poda das ameixoeiras e quando secaram e eu ia para arrancar as estacas, estas estavam pegadas com folhinhas, não me recordo à quantos anos foi, mas não foi à muito, como pegaram não tive coragem de as arrancar, e ainda bem que o fiz, pois agora não me faltam ameixas. Como são de espécies diferentes, não amadurecem todas na mesma época, estão umas acabar a colheita e estão outras a começar. Assim tenho ameixas por vários meses. 

DSC_0860DSC_0847DSC_0101DSC_0135DSC_0353DSC_0354DSC_0384DSC_0100

2 comentários:

  1. que variedade!!! muito bom proveito!!! :)

    ResponderEliminar
  2. Olá tenho uma ameixoeira, espécie rainha claudia, está linda, gigante, e não dá frutos ? Porque será?
    Obrigado crismaria86@gmail.com

    ResponderEliminar