domingo, 11 de março de 2012

Trabalhos do fim de semana

Este fim de semana fiz vários trabalhos no quintal.
Plantei um chuchu que guardei na cozinha até espigar e deitar o rebento. À espera que as temperaturas subissem para a geada não o queimar. Plantei-o debaixo da ramada para quando ele crescer ter o suporte de que necessita. Protegi com vimes à volta para os pássaros e gatos não o partirem. Agora é só esperar que cresça e aguardar pelos seus frutos para fazer sopas deliciosas.

Plantei duas framboesas junto a uma armação de cinco arames que ligam a 2 paus (um em cada ponta). Uma é amarela e a outra é preta. Vamos lá ver se ainda dão fruto este ano. Estou curiosa se serão mesmo desta cor. É que framboesas vermelhas, tenho-as e conheço-as à muito, agora amarelas e pretas!!!
DSC_0035 DSC_0036
Plantei um ranúnculo vermelho no jardim que comprei em vaso.
Gostava de ter mais cores, à imensas, mas por agora é só este. Vai aos poucos, tem de ser.

Também plantei azáleas na beira do muro, já lá tenho algumas e crescem muito. Como este lado do terreno é alto em relação ao do vizinho e soalheiro, ficam bem, pois crescem bastante e caem sobre o muro. Fica tudo colorido, em flor e por muito tempo. Comprei 3 vasinhos, depois dividi-os em 3 cada vaso cortando a terra com uma faca, cada vaso tinha cerca de 4 pezinhos. Uma cor de rosa, uma branca e outra branca manchada de rosa clarinho.
Mais uma aquisição de fruta.
Cavei uma cova na terra, coloquei um pouco de estrume dos coelhos, pus por cima uma camadinha de terra, desembrulhei o saco que protegia a raiz da pereira e coloquei no buraco com muito cuidado. Cheguei a terra para a raiz, pressionei um pouco e voltei a cobrir. Coloquei uma estaca e amarrei a arvore à estaca com fio e por fim reguei. 
E a horta continua, cada vez com mais legumes. Desta vez acrescentei 2 pés de beringela, 7 pés de pimentos verdes, 1 pé de pimento amarelo, 1 pé de pimento padron, isto tudo adquirido numa loja do Porto.
Também plantei cerca de 15 pés de alface e mais 15 pés de acelgas dos meus alfobres.
Por fim, estaquei o resto das ervilhas com paus de vimes.
Desculpem a posição das fotos, mas o meu pc avariou e estou a utilizar um emprestado e ainda não descobri como trabalhar com o programa de edição de imagem.

4 comentários: