quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Espinafres

  Esta é a minha torna de espinafres à alguns anos, pois cada ano desaparecem os pés velhos e nascem outros novos, e assim tenho tido sempre espinafres para fazer sopas deliciosas. Esta foto foi tirada em Maio deste ano.
  DSCN5300

E
S
P
I
N
A
F
R
E
S

Hoje, eles estão assim. Tenho um pé grande, em modo de apanha e uma imensidão de plantinhas novas nascidas, tem sido assim ano após ano, e já lá vão alguns a que assisto a este ciclo, não semeio semente e tenho sempre novos espinafres.

É maravilhoso o ciclo da vida: cai a semente à terra, germina, cresce, floresce, dá a semente, estas também acabam por cair na terra porque não as apanho e começa tudo de novo outra vez e as plantas velhas acabam por alimentar as novas, porque morrem, secam e decompõem-se no solo.

DSC_0467

Observem o número de plantas que tem neste bocadinho de terra, não sei o que vou fazer com tantas, e também podem observar os ramos secos que estão ao de cima da terra e que vão estruma-lá com nutrientes para estas plantinhas se desenvolverem.
 
DSC_0099DSC_0102
 

3 comentários:

  1. Olá! Qual a melhor maneira de apanhar os espinafres ? Tenho ainda um pequeno talo e gostaria de saber se apanha-se o talo se retiro apenas as folhas maiores.
    Um abraço e parabéns pela horta.

    ResponderEliminar
  2. Não consigo ter espinafres, ainda este ano tive, estavam lindos mas já morreram, agora vou semear em estufa para ver como corre...

    ResponderEliminar
  3. Não consigo ter espinafres, ainda este ano tive, estavam lindos mas já morreram, agora vou semear em estufa para ver como corre...

    ResponderEliminar