domingo, 13 de novembro de 2011

Sementeiras

 
Hoje, aproveitei a lua velha e deitei sementes à terra.

DSC_0477

Também plantei algumas hortaliças: alfaces, cebolo,DSC_0499 coração de boi,DSC_0494 coração vermelhoDSC_0498, couve de BruxelasDSC_0493 e alhos.DSC_0497

 
Nesta torna de terra, DSC_0477o primeiro rego tem 25 pés de cebolo, 50 pés de alface alternado com dentes de alhos.
A partir do meio do carreiro para baixo tem agrião DSC_0518e favas do Algarve DSC_0523que um amigo que cultiva uma horta comunitária cá no Porto deu-me.
O 2º rego tem hortaliças misturadas: 6 pés de coração roxo ou vermelho, conforme lhe chamam, 6 pés de coração de boi, 6 pés de couve de Bruxelas que comprei numa loja de hortícolas na rua Alexandre Braga, onde habitualmente compro produtos. Desde sementes, bolbos, alfobres... quando os meus alfobres não sobrevivem porque muitas vezes os pássaros comem as plantinhas ou os gastos deitam-se nelas e destroem-nas. A minha mãe bem me diz para as cobrir, mas eu gosto sempre de vê-lãs a germinar, mas vou ter de o fazer se não quero ficar sem plantinhas.
O 3º rego tem ervilhas rasteira telefone até meio, e do meio para baixo tem tremoços.
DSC_0514DSC_0513
 
 
A torna do meio, a mais larga tem várias qualidades de nabal, grelos, nabiças, beterraba e  rabanetes.

DSC_0517        DSC_0516
.DSC_0515  Na 2º torna da direita semeei cenoura.
 
 
Também semeei alfobres da época na estufinha, costumo fase-ló em todas as luas velhas, para dar continuidade à minha horta e assim ter sempre plantinhas para dispor e ter sempre produção de legumes para comer e oferecer à família, amigos e conhecidos.
 
Na estufinha tenho alguns pés de alface plantada junto à beira, no meio tenho cebolo nascido. E na parte que se vê terra, semeei os alfobres: várias qualidades de penca: Povoa, Chaves, Mirandela, várias qualidades de repolho, repolho vermelho ou roxo (chamam-lhe as 2 coisas), couve flor, brócolos, couve de Bruxelas, alface, chicória e alho francês.
 
 
 
 
 
DSC_0507   DSC_0509   DSC_0512DSC_0510
Fotos dos meus pacotes de sementes.

1 comentário:

  1. Então quer dizer que faz hoje anos? Se sim parabéns já conta com 5 aninhos!
    Gostei do seu cantinho e vou voltar, já sei que me visita, obrigada
    beijinho, eugénia

    ResponderEliminar