domingo, 28 de novembro de 2021

Interior da estufa

Chegou o momento de colher as três abóboras menina da estufa e recolher a rama da aboboreira para o compostor.

Na estufa tem várias plantas frutíferas. Nomeadamente pysalis, melão andino, morangueiros, ananás, tamarilhos, kiwi, maracujá e bananeira. 









O tamarilhos e o kiwi nasceram espontâneos, são para sair da estufa e ir para o exterior. A bananeira está em vaso e o ananás no chão. O maracujá nasceu espontâneo e já está bem grande, ainda não decidi o que vou fazer. Porque é uma trepadeira que necessita de suporte e cresce imenso. 

Em relação a hortícolas, já tenho vários alfobres germinados e ontem semeei mais umas sementes. Plantei um retângulo de espinafres. Semeei alho francês, cebola, salsa, alface, feijão, nabos vermelhos. Ficou a faltar pepino, tomate que vão funcionar como experiencia para avaliar se se desenvolvem e algumas hortaliças (penca, repolho e bróculos). 














Esta torna da direita a todo o comprimento da estufa já está semeada. No meio ainda só está ao fundo com nabos vermelhos. No rego ainda só tem feijão entre dois postes, vai levar pepino em breve. No lado esquerdo tem algumas frutíferas a meio e ao fundo. No início vai levar morangueiros, vou plantar brevemente. Já tenho os morangueiros em vasos e a tela para colocar no chão. Vou usar tela de plástico preto com furação para morangueiros.  É a primeira vez que vou usar este material e ainda por cima dentro da estufa. Quero avaliar o desempenho quanto á retenção das ervas espontâneas e a durabilidade. Assim como o comportamento face á rega, eficiência em reter a humidade nos meses quentes. Não esquecendo o comportamento face aos fungos e à limpeza dos frutos desde o crescimento até á colheita.


1 comentário:

  1. Caramba, mas isso em vez de uma simples horta mais parece uma empresa! Parabéns!

    ResponderEliminar