sexta-feira, 5 de fevereiro de 2021

Floresta

 A parte do pomar a que chamo floresta, é das minhas preferidas e em qualquer estação do ano. Adoro este espaço. 

Hoje de manhã bem cedido tirei uma coletânea de fotografias às muitas das plantas rasteiras e arbustivas que cobrem este solo.  

A maioria das árvores que vivem neste espaço são árvores frutíferas. Várias árvores de citrinos e ameixoeira, algumas pomoideas, diospireiros, uma figueira, uma cerejeira, várias romanzeiras, e um damasqueiro. Mas tem também outras árvores que até contribuem mais para eu chamar de floresta, para além da cobertura de solo que se mantém sempre nesta terra das árvores. Desde várias fitieiras, um pinheiro manso, um pinheiro ornamental, uma oliveira e uma amendoeira e o enorme castanheiro. São estas as árvores que mais contribuíram para este aspecto de floresta, ou não. Porque muito provavelmente se não fosse todo o conjunto não teria este aspecto que me faz lembrar o parque biológico de Gaia, ou o parque biológico de Chaves, ou o parque biológico de Vinhais e até a floresta do Gerês. Espaços que me encantam. Claro que em proporção de  amostrinhas. Mas quando observo alguns pequeninos aglomerados de plantas, o meu pensamento leva-me logo a outros locais de floresta linda que temos aqui no norte. E então neste período de condimento as viagens mentais surgem com muito mais frequência. 


















Sem comentários:

Enviar um comentário