quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Estufa

Vista do interior da estufa. Vai por aqui uma grande confusão, também tem um pouco de tudo, muitas coisas não semeio, deixo ficar sempre algumas plantas de cada planta que envelhece, floresce e as sementes acabam por cair ao chão e nascem novas plantas. Tem salsa, beterraba, couve acelga, aipo, alface... Mais ou menos a meio tem uma torna de cenoura que semeie, a seguir tem um pouco de cebolo que também semeie. Do lado esquerdo tem um pouquinho de feijão que semeie para experimentar se dá nesta época. 


Vista do lado de cima, da entrada principal. Tem passagem pelo meio e saída ao fundo, mas geralmente dou a volta pelo outro carreiro ou volto para traz. 

Pormenor da "grande confusão", alfobres de couve acelga e beringela que nasceram de sementes que caíram ao chão

Vista da estufa do lado de baixo do terreno, do fundo do quintal. Quando vejo este espaço todo plantado com couves, até me custa a acreditar que o plantei todo sozinha e à totalmente à mão. Acho que só o consegui porque fiz aos bocados, daí a diferença de tamanhos. 

Vista do interior da estufa do lado de baixo, a 1ª foto tem sementeiras acabadas de semear (cebolo, alface, cenoura, repolho). A 2ª foto é parte da "confusão" que por aqui vai, digo confusão porque é uma mistura de plantas, eu faço referência à couve acelga e à beterraba porque tem em maior quantidade, mas também tem aipo, salsa, cenoura, couve galega, chicória, tomates, piri-piris, pepino.  
Vista do exterior da estufa do lado de cima, ou seja, do lado da casa e dos galinheiros, mas até lá ainda tem uma sebe de mistura de flores, aromáticas e árvores que servem de abrigo aos animais que escolheram este espaço para habitar ou que por aqui passam.

2 comentários:

  1. Que grande estufa!
    Este ano também comprei uma mas, não sei como fazer...
    Então quer dizer que as sementes vingam e voltam a nascer? achei que sem polinização as coisas não davam, tenho lá uns pimenteiros fartos de dar flor mas o fruto não tem vingado.
    vou ter que esperar para ver, beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, fico satisfeita em saber que me descobriu e visita o Terra e Sementes.
      Em relação à polinização, ela existe, para isso tenho dentro da estufa uma casinha para insectos, também entram muitos pássaros que inclusive pernoitam lá e entram abelhas e borboletas. É claro que nesta época do ano são menos frequentes, mas aparecem sempre. A estufa tem 4 portas, mas só duas delas é que fecho para permitir a circulação de ar renovado e fresco, reduzir o aparecimento de fungos e permitir a circulação destes animais auxiliares.
      Obrigada e beijinhos

      Eliminar