sexta-feira, 1 de maio de 2015

Araçá

É o segundo ano que tenho este pé de araçá na estufa. Estou a experimentar como se dá. Este é amarelo e nasceu cá em casa de sementes que semeei. Comecei por comprar um pé que já vinha com 3 ou 4 frutos. De um desses frutos retirei sementes e semeei, obtive várias plantas, esta que plantei na estufa é uma delas. Nesta época do ano a planta cresce, surgem novos caules e folhas, tudo muito tenrinho e clarinho. Entre o caule e as folhas surgem as flores. Nesta foto vemos os botõezinhos de flores que irão abrir e dar origem aos frutos. No ano passado esta planta já deu frutos, este ano será o segundo.

DSC_0637DSC_0640DSC_0638DSC_0639DSC_0729DSC_0730

Mais um araçoeiro amarelo, da mesma sementeira do de cima. Este plantei-o hoje neste local. Estava num garrafão e apesar de estar a crescer, notava-se que não gostava de ali estar. Vesse bem a diferença entre a parte antiga da planta e a nova. Foi vem difícil retirar o torrão de dentro do garrafão, a terra estava muito apertada e para além disso o garrafão não é liso o que dificultou a saída do torrão, foi necessário cortar o vaso improvisado. Neste ainda não consegui identificar as flores, ou ainda não é este ano que vai dar ou veem mais tarde. Apesar deste pé ser da mesma idade do pé que plantei na estufa, este ainda não frutificou. Também deve ter sido por estar no garrafão e não se desenvolver tão à vontade. Não quer dizer qua não se dê em vasos, pelo contrário, porque tenho alguns em vasos e frutificam. Tem é que ter um tamanho considerável de acordo com o crescimento da planta, devemos de picar a terra pelo menos uma vez por ano e com muito cuidado para não danificamos as raízes e estrumar, pode ser mesmo à superfície da terra, porque vai-se desfazendo e entrando na terra. Uma diferença que noto: é o facto da planta que está na estufa florir bem mais cedo em relação às plantas que estão fora da estufa. O que significa que ainda pode ser este ano que esta vai dar fruto e a vermelha de que falo a seguir.

DSC_0871DSC_0872DSC_0873DSC_0870

Mais dois vasos com araçá, o da esquerda é vermelho, comprei-o na feira de Espinho à dois anos, mas até à data ainda não deu frutos. E este ano ainda não vi as flores, apenas que está a crescer. A ver vamos!!! O vaso da direita, é o pé de araçá amarelo mais antigo, que comprei e donde retirei sementes para semear e do qual já obtive vários pés. Também já dei alguns. Este que esta na última foto, junto às hortênsias, também faz parte da sementeira cá de casa. Hoje piquei a terra destes vasos e espalhei por cima da terra estrume e palha. Além de servir de alimento lentamente, também mantem a humidade por mais tempo. E como o tempo tempo quente esta a chegar, é preciso preparar os vasos no sentido de fazer permanecer por mais tempo a humidade da terra. Esta planta em termos de aspeto, não posso dizer que seja muito bonita, mas quando fica carregada de frutos, a coisa muda de figura, mesmo ainda verdes. Mas quando ganham cor, aí sim, é muito bonita. Porque destacam-se por entre o verde das folhas e os castanhos dos caules os frutos amarelos e vermelhos. Eu nunca vi ao vivo os araçás vermelhos, só em foto, mas os amarelos sim, e presumo que como o vermelho é mais intenso, que neste caso também será muito bonita ver a árvore com frutos. Estes frutos são muito engraçados e diferentes das outras frutas, principalmente em termos de forma. Parecem romãzinhas, são tenros e de superfície mole ao toque. Por este motivo e pelo facto dos frutos terem cores apelativas para os pássaros é aconselhável cobrir a árvore quando os frutos começam a amadurecer senão corremos o risco de não ficar nada. Tudo isto não é nada científico, apenas a minha opinião baseada na minha experiencia e observação das plantas que detenho.

Sem comentários:

Enviar um comentário