domingo, 1 de março de 2015

Horta do poço

A horta do poço estava coberta de ervas daninhas. Tinha espalhada pela mesma alguns pés de alho-francês, couve acelga, beterraba e 2 pés de chicória. Também estavam aqui os 8 pés de goivos e alguns pés de crista de galo que plantei no jardim da saudade. Arranquei tudo e lavrei com a máquina. Foi a primeira vez que usei uma moto enxada. Estou interessada em comprar uma, mas como nunca tinha experimentado uma coisa destas, tinha receio que não resultasse como eu pretendia. Foi então que me emprestaram uma e assim tive a oportunidade de experimentar. Gostei do resultado final e também achei de uso pratico e sem grande dificuldade. E não há dúvida nenhuma, muito rápido e com muito menos esforço em relação à enxada. Passei a máquina três vezes para que a terra ficasse fofinha e desfeita. E o resultado é este, lavradinha, plana e sem ervas, pronta a plantar. Numa das pontas, comecei por plantar os alhos franceses que estavam dispersos nesta horta e alguns que trouxe do jardim da saudade. Em principio serão para espigar para obter semente. De seguida plantei as couve acelga que também arranquei dos dois sítios do alho, também deverá ser para semente. A restante terra ainda não sei se vou dispor penca ou se fica para os legumes da Primavera (tomates, pepinos, pimentos, curgetes…).    

DSC_0121DSC_0012DSC_0115DSC_0116DSC_0117DSC_0122DSC_0120DSC_0119Este bocado de terra entre as couves galegas e os nabos para semente foi cavada à mão. Estava coberta por ervas daninhas que formavam um envencilhado que não me atrevi a meter a máquina e resolvi cavar a virar a leiva. Esta é a forma de cavar que obriga a mais esforço físico. Começo por roçar as ervas cerca de 80cm no lado que vou começar a cavar, de seguida cavo de maneira a fazer um rego a todo o comprimento, depois começo a roçar as ervas para dentro desse rego, se o que rocei tiver muita altura dou uma calcadela, e cavo a terra que entretanto ficou limpa para cima das ervas que acabei de raspar. Obtenho um novo rego e volto a roçar as ervas, cerca de 80cm para dentro deste novo rego e faço assim até terminar. Neste espaço já tem 2 pés de groselhas, estou a pensar encher com plantas destas que tenho em vaso e no meio da horta da eira. Assim ficava aqui um espacinho com estas frutas.

1 comentário:

  1. Nada de hesitações... nada como as máquinas para nos ajudarem. Se não tem área para meter trator, meta motocultivadora ou motoenxada e o corpo agradece.
    Cumps
    António A.
    Horta de Codeçais

    ResponderEliminar