quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

O espaço dos frutos silvestres

Vista geral do espaço dos frutos silvestres. A ideia foi tirar todos os vasos do pátio que estavam com plantas de frutos e plantar no quintal. Havia kiwis, kukuait, anona, mirtilos, framboesas, uva espim e groselhas. Até porque nos vasos eu achava que não se estavam a desenvolver muito bem, quase não davam frutos e quando davam eram muito pouquinhos. Para além disto, também acho que não cresciam muito, parece que estavam estabilizadas. E andava intrigada com esta situação. Até que pensei que deveriam transplanta-las para terreno aberto, arranjar um espaço no quintal para estas plantas. E assim foi, aqui está ele. Agora está desnudado, porque não tem folhas e também tive que deixar espaço entre as plantas. Mas estou convencida que a muito curto prazo , vou ter aqui um espaço espetacular. Preenchido, cheio de cores e formas.

DSC_0172DSC_0154

Aqui está o kiwi verde. Este pé de kiwi trouxe-o da feira de mirtilos em Sever do Vouga. Dá frutos de casca fina e de cor verde verde. Quando crescer, terei de colocar uma pérgula. Aqui está uma anoneira, nascida de semente que recolhi de um fruto que comemos. Não faço ideia se a árvore cresce muito ou não. Se crescer, terei que podar de modo a ficar baixinha.

DSC_0175DSC_0157DSC_0161

O kukuait que comprei o ano passado num horto. É um citrino que não cresce muito, fica tipo arbusto.

DSC_0158DSC_0173

Para encher este espaço ainda mais de cor, e criar uma sebe que irá dar a este espaço alguma proteção, devido aos picos, nada como plantar roseiras.

DSC_0160DSC_0159DSC_0174

2 comentários:

  1. Que bela plantação! Gosto muito, inspira-me a tentar fazer também uma "frutaria" como essa. Bom fim de semana!

    ResponderEliminar