quinta-feira, 3 de maio de 2012

Couve de Bruxelas

Estas são as minhas couves de Bruxelas em Dezembro do ano passado. São cerca de oito pés, não produziu muito, pois ainda não percebi qual é a época do ano mais apropriada para estas couves. Não colhi muito, aproximadamente para quatro refeições. Mas ainda deu para colher pelo Natal e juntar à assadeira que estava no forno com a carne as batatas a assar para o dia de Natal.

couve de bruxelas DSC_032801couve de bruxelas DSC_032802couve de bruxelas DSC_032803 couve de bruxelas DSC_032804 couve de bruxelas DSC_032805 Quando tirei estas fotos não tive oportunidade de as partilhar e como agora tenho imagens actuais mas que não dá para ter a percepção do pormenor como estas, resolvi também mostrar-vos.                                                                                                 Tem o tronco semelhante ao da couve galega e o tamanho, as folhas surgem no topo em forma de concha redonda, são curtas, pequeninas, achatadas e redondas, ao longo do tronco saem pequenas saliências donde surge a parte que encontramos à venda e que consumimos.                                                                                                         Aqui está o pratinho com as que colhi para o Natal.

 couve de bruxelas DSC_032807couve de bruxelas DSC_032809   couve de bruxelas DSC_032811couve de bruxelas DSC_032812 couve de bruxelas DSC_032813couve de bruxelas DSC_032814 couve de bruxelas DSC_032815couve de bruxelas DSC_032816

As que eu tenho actualmente estão assim, algumas espigaram e estão com flor, vou esperar que amadurece e colher a semente, outras parece que ainda vão produzir, vou esperar para ver.

couve de bruxelas DSC_032817couve de bruxelas DSC_032818couve de bruxelas DSC_032822couve de bruxelas DSC_032823couve de bruxelas DSC_032821couve de bruxelas DSC_032819couve de bruxelas DSC_032825 couve de bruxelas DSC_032826 couve de bruxelas DSC_032827couve de bruxelas DSC_032824

5 comentários:

  1. Em princípio as couves de bruxelas são semeadas entre o fim de Março até Maio, e colhidas de Outubro a Janeiro, mas talvez já tenha experimentado isto, nesse caso, desculpe.

    ResponderEliminar
  2. Olha gostei muito do seu blog,muito informativo,,,,também tenho um blog onde relatos minhas esperiencias e minhas planta,,,se quiser conhecer,,, o nome do meu blog e ( verdeetudo).

    ResponderEliminar
  3. 7 artes em saltos altos3 de novembro de 2012 às 06:30

    Ola, encontrei este blog por acaso, pois andava a tentar obter mais informações sobre como tratar das couves de bruxelas.
    Para mim tambem tem sido meio confuso, pois encontrei muito pouca informação sobre este assunto, as minhas estão lindas, não sabia bem se devia ou não tirar as folhas até ao topo da couve, mas como não tinha essa informação e via fotos de couves "depenadas" resolvi limpar as minhas de todas as folhas até ao topo, tem repolhinhos a formarem-se nas axilas das folhas.
    Se souberem mais sobre isso por favor postem.

    ResponderEliminar
  4. Obrigado pelo post tão explicativo! A ver vamos se é desta que consigo fazer crescer. Já tenho a sementeira para daqui a pouco transplantar, mas ainda nunca consegui fazer crescer este tipo de couves.
    :)

    ResponderEliminar
  5. nunca vi um legume tão dificil de ser encontrado. Não se encontra em feiras livres, mercados, sacolões. Onde e qual a época para encontrar esse legume tão dificil;

    ResponderEliminar