domingo, 22 de abril de 2012

Frutos silvestres / frutos vermelhos

   Groselha vermelha, mais uma aquisição deste ano, como a minha estava só em pau, e eu tinha dúvidas que fosse rebentar, encontrei esta à venda por €3,50 e comprei, pois até achei barata. DSC_0004
Mirtilo, um amigo compro-o na feira do mirtilo no ano passado em Sever do Vouga e ofereceu-mo. Durante o Inverno ficou só o pau e este ano apareceram estas folhinhas. Acho que ainda não vai ser este ano que vai dar fruto, porque ainda é muito novo, penso que só a partir do 3 ou 4 ano é que dá fruto.DSC_0023 Estas 2 framboesas foram compradas este ano em Monte dos Burgos. As duas primeiras fotos são de uma framboesa amarela, e a terceira e quarta foto são de uma framboesa preta. Quando as trouxe só tinham o pau e entretanto já deitaram folhinhas novas.
DSC_0035DSC_0039DSC_0036DSC_0037 
Aqui estão as minhas groselheiras do ano passado. Estavam plantadas no pomar, mas tive receio que não suportassem o frio do Inverno passado e transplantei-as para vasos grandes e abriguei-as debaixo do alpendre. Pois não tenho conhecimento se este tipo de plantas se dá ao frio ou não. Duas delas, no ano passado já deram flor e cachinhos de groselhas. Uma é branca, outra vermelha e outra é preta.DSC_0056DSC_0057DSC_0059
Esta planta comprei o ano passado num horto do Marquês, e chama-se preiselbeere, dá umas vagas pequeninas vermelhas. Este ano já cresceu um bocadinho e está cheia de florzinhas pequeninas. Acho que vai dar frutos.DSC_0058
Por fim, as minhas framboesas vermelhas. A minha mãe sempre teve destes frutos, desde que me lembro, e deu-me uns ramos que eu dispus na terra ao lado de um pilar. Coloquei um suporte fixado no pilar para servir de guia quando crescesse. Isto aconteceu em Outubro do ano passado, pois é impressionante como crescem depressa. Já cobriram o pilar todo, estão cheiinhas de flores e já tem frutos pequeninos. Acho que vai ficar lindíssimo, quando os frutos ficarem maduros, vermelhinhos.  DSC_0061
DSC_0060DSC_0066 (2)DSC_0062DSC_0063

Sem comentários:

Enviar um comentário