sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Estufinha e Casinha das plantas

Em Março do ano passado, a minha mãe disponibilizou-me este abrigo para plantas. Estava velho, o ferro a desfazer-se, o plástico estava todo rasgado, a estrutura de cima danificada, os pés podres…

Fiquei satisfeita, pois já tinha um abrigo para no Inverno ter legumes. Como caminhávamos para o Verão, não me apressei muito a repara-la. Mas andava a magicar como faze-lo.

Entretanto fiz seis covas e espetei pilares de cimento (que arranjei lá numa beira encostados) nessas covas, quatro em cada ponta e dois a meio. Peguei na estrutura do telhado e encaixei-a nestes pilares, com arame fixei. De seguida passei duas filas de arames de cada lado do telhado e uma fila de arame de cada lado das paredes. Estava a estrutura pronta para montar o plástico.

DSC_0078 (800x536)DSC_0083 (800x536)DSC_0100 (800x536)

Em Setembro semeei legumes na estufinha.

DSC_0104 (800x536)

Em Outubro tirei as medida e fui comprar plástico térmico. Pis a estufa estava muito feiinha, o plástico já estava todo rasgado. DSC_0268 (800x536)As plantas que estavam lá dentro também estavam raquitinhas, não cresciam saudáveis.  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                                                                                                                                                                                                                                                            

Fiz um rego de cada lado da estufinha, coloquei o plástico em cima e fui desenrolando com muito cuidado para não rasgar. Nas ligações dos ferro coloquei um bocado de sola de pneu para que ao esticar não rasgasse. Estiquei bem, deixei cair o plástico nos regos, tinha cerca de 60cm para enterrar, cobri os 60cm de terra, calquei bem, e voilá, a estufinha está pronta para receber plantinhas e abriga-las do frio e da geada de Inverno. Agora é só repovoa-la.

Aqui está o abrigo, ficou porreiro e já está habitado, e que vem habitado! A estufinha dos meus alfobres e legumes que no tempo frio requerem abrigo. Tem algumas alfaces, espinafres, cenoura, salsa e os alfobres de variedades de penca, coração, cebolo, alho francês…

DSC_0038 (536x800)DSC_0039 (536x800) 

A casinha das plantas

Sem comentários:

Enviar um comentário