domingo, 4 de dezembro de 2011

Amarilis

Quando eu era pequena,  havia em minha casa um canteiro que rodeava duas das paredes da eira todo plantado com amarilis vermelhos com raios brancos. Eram bolbos enormes que se via uma parte ao de cima da terra. Na altura eu não sabia o nome destas flores que achava lindíssimas.  E como não sabia o nome delas, chamava-lhes flores da MÃE, pois floriam em Maio, mês de Maria, mês das mães. A minha mãe nunca arrancava estes bolbos da terra e ao fim de alguns anos desaparecem por completo, e eu não entendia porquê, pois parecia que de ano para ano eles se multiplicavam e havia cada vez mais.

Passado muitos anos, eu já adulta, fui vendo à venda nas lojas da especialidade e nas feiras bolbos com a foto destas flores, fiquei assim a saber o nome e verifiquei também que havia muitas cores. Fui comprando algumas, mas estas também acabaram por desaparecer cá do jardim.

Este ano resolvi comprar novamente, comprei alguns bolbos na feira, outros em casas de hortícolas na baixa do Porto, e foi aí, que um Senhor de idade, numa das casas mais antigas do ramo, me disse para não plantar no jardim (em terra aberta) mas sim em vaso, alertando para o facto de os ratos comerem estes nabos pois são muito doces.
Com este alerta, penso que descobri o porquê das flores do canteiro da eira terem desaparecido e os meus também. Plantei-as então em vaso para não correr o risco de as perder novamente.

Amarilis em botão a 14/03/2011


Amarilis florida em 21/03/2011




Setembro, Outubro e Novembro são os meses de plantação de uma grande variedade de flores de bolbos. 
Plantei dois canteiros de amarilis, supostamente um de cada cor, seis no total, mas parece que tive azar e são quase todos vermelhos.
Dois pés já floriram, e um desses já está a florir pela segunda vez. Mas por agora, tem sido vermelhos, vamos lá ver se aparece o branco, o rosa clarinho, o rosa raiado a vermelho, a ver vamos, pois quando os comprei, supostamente era um de cada cor. E não são nada baratos, pelo contrário, o mais barato que encontrei foi a €2,50.


31/10/2011
Estes três já tem o caule da flor com o botãozinho a crescer,  que pelo tom deve ser vermelho.
Aqui está um dos canteiros compridos onde plantei os bolbos de amarilis com um bolbo já com a flor completamente aberta. Não sei o que se passou este ano, este bolbo floriu muito cedo e os outros já têm os botões adiantados.

,
  

2 comentários:

  1. Espero que você esteja bem.
    Eu sou um colecionador particular de espécies de Hippeastrum na Holanda. Eu sei TAMN também várias espécies de Hippeastrum, Rhodophiala, Amancaes Ismene e Chlidanthus especiais no Peru, Bolívia, Argentina e Brasil.
    Estou à procura de sementes destas espécies especiais de Hippeastrum, Você sabe de outros colecionadores, produtores, centros de jardim, jardins botânicos, fóruns ou sites que podem me informar sobre isso? Eu gostaria de estender minha coleção pessoal, e sua ajuda seria inestimável para mim.
    Desde já obrigado por qualquer informação que você pode me fornecer.
    Saudações da Holanda.
    Ton Wijnen

    ResponderEliminar