sábado, 18 de dezembro de 2021

Poda dos morangueiros I

 É assim, a vida é feita de escolhas. E o problema é quando temos algo em simultâneo que gostaríamos de fazer e não é possível. Pois, foi o que aconteceu hoje comigo. Tinha um convívio familiar, mas optei por não ir e dediquei a minha tarde aos morangueiros. Com isto do covid, dou por mim a refletir que mais vale ficar por casa. Pois é, e assim foi. Foi da maneira que me dediquei á poda  dos morangueiros que á muito pediam. Que grande.confusao que aqui vai na cama dos morangos.



E é engraçado porque cá por casa nunca, mas nunca estou sozinha, há sempre alguém disposto a fazer-me companhia. Não tarda nada e chega a primeira, mais parece um boneco de neve, só lhe falta o chapéu e o caschecol. 



E voto mãos á obra, de tesoura e luvas calçadas que depressa as rejeitei, corto todas as folhas secas, arranco algumas ervinhas espontâneas e escrafico um pouco a terra para que se solte.


 


E cá tenho o antes da poda e depois da poda.
Mais um vaso com o antes, durante e após. 



Pois é, já apareceu mais uma menina ! É grande a curiosidade para saberem o que se passa na eira.
Mais um antes, durante a após. Este demorou mais, pois teve muitos mais curiosos e foi preciso dar tempo a todos de verificarem o que se estava a passar.





Quando plantei estes morangueiros, usei substrato do compostor, cuja matéria ainda estava atrasada na decomposição. O que fez com que o substrato baixasse bastante, depois disso, já retirei os morangueiros com o substrato e coloquei caruma e folhas no fundo dos vasos e voltei a colocar o substrato em torrão com morangueiros. Isto no decorrer da Primavera deste ano. Hoje ao podar os morangueiros verifico que o substrato dos vasos desceu muito. Significa que a camada que coloquei no fundo dos vasos na Primavera já se decompos e mais uma vez vou ter que acrescentar substrato.
Assim, a poda é só a primeira tarefa, fica a faltar adubação (em princípio vou fazer com cascas de ovos e cascas de bananas), soltar terra das raízes para arejar, acrescentar substrato até ao limite do vaso e replantar os morangueiros. Deixo aqui esta foto de um morangueiro que arranquei para ver o tamanho da raiz. Eles ficam praticamente nus ao de cima da terra e até com aspecto de que estão fracos. Mas como podem ver, nada desse aspecto que se vê ao olhar para o vaso, corresponde ao que realmente se passa. Na realidade, eles estão fortes e vigorosos, com abundantes raízes que absorvem da terra os nutrientes necessários para alimentar o morangueiro em estado semi dormente. Não tarda está aí a Primavera e estes morangueiros ficarão cheios de folhas e flores e posteriormente frutos.




Nestas duas fotos dá para ver o substrato, como é solto e fofo (semelhante à terra das bouças) e o aglomerado de raízes dum morangueiro.




Sem comentários:

Enviar um comentário