terça-feira, 19 de março de 2019

Framboesas

Hoje vou deixar aqui o meu registo das framboesas e partilhar convosco algumas das minhas experiências.
Esta é uma framboesa trepadeira que dá cachos com muitos frutos. As framboesas são pequeninas, de tom vermelho muito vivo e coberta por pequenos pelinhos. No mesmo cacho, conforme os frutos vão amadurecendo, vamos colhendo e vai dando lugar a outros frutos no mesmo cacho se desenvolvam. São muito gostosas e de sabor muito doce. Eu aproveitei esta vedação do galinheiro para lhe servir de suporte. O caule foi crescendo e acabou por dar a volta e encostar à terra, ganhando raiz, dando origem a uma nova planta. Isto quando eu cortar o caule ameio, porque por enquanto a planta está ligada à terra por dois lados.

O pormenor das folhinhas novas e do caule. 




Aqui foi onde o caule encostou à terra e enraizou.


Esta framboesa é semelhante à de cima, mas os frutos são vermelho escuro, cor de vinho tinto, aliás à semelhança da cor do caule. 




Nas extremidades da rede estão as framboesas trepadeiras, que conforme vão crescendo vou guiando-as pela rede. Entre elas estão estas framboesas arbustivas. Tem de cor amarela e de cor vermelha, um tufo de cada.

Noutro espaço do terreno tinha 2 ou 3 regos de framboesas amarela e vermelhas. Todos os anos é sempre a mesma coisa, tenho que substituir as estacas e os paus que lhes serve de apoio porque apodrecem. Então este ano resolvi muda-las para junto das árvores de fruto. Porque tenho lá esteios em ambas as pontas e três arames de ponta a ponta. Entendi que era o local ideal para as colocar, tanto pelo suporte que já lá estava como pela sombra que as ameixoeiras lhes vão proporcionar. Porque as framboesas, embora gostem e precisem de sol, não devem apanhar intensivamente o dia todo, ou quase todo o dia sol. Porque pata além de queimar os frutos também os faz amadurecer precocemente sem atingirem o ponto de maturação. 


Estas são as vermelhas. E as seguintes são as amarelas, já tem botões florais, estão mais adiantadas do que as vermelhas.

 



























Sem comentários:

Enviar um comentário