Ontem preparei este bocado de terra que estava a feijão rajado mas que já estavam secos, e semeei nabo greleiro de 60 dias.
Inicialmente o espaço estava assim, os feijões com a rama toda seca e muitas estacas partidas.
Com a utilização de uma foicinha fui retirando a rama seca dos feijões das estacas e arranquei-as. Levei os inertes dos feijões para a compostagem e separei as canas que estavam boas para a a próxima necessidade.
Com a serra elétrica cortei os ramos da macieira que estavam sobre este espaço. No carrinho de mão tenho um balde com borra de café e outro com cinza para espalhar sobre a terra.
Deixei ficar as folhas secas, espalhei borra de café e cinza sobre a terra, tudo isto serve para alimentar a terra, são um bom estrume.
E assim, a terra ficou pronta para ser cavada. Com a enxada raspei um bocado de terra no inicio do espaço com cerca de 60cm e cavei um rego a todo o comprimento. Depois raspei os detritos ao de cima da terra para dentro desse rego cerca de 60cm e revirei esses 60 cm de terra que estavam limpos para cima do rego que já continha os detritos. E fiz assim até ao fim da torna de terra.
Com o ancinho alisei a terra e desfiz alguns torrões. Também fiz um rebordo a toda a volta para reter a água e delimitar a sementeira.
Reguei muito bem a terra para receber a semente.
Esperei algum tempo até a água se infiltar na terra (foi pouco, uns 10 a 20 m). Espalhei a semente sobre a terra e novamente com o ancinho piquei a terra de modo a envolver as sementes com a terra e com as costas do ancinho prensei um pouco a terra.
E assim foi os vários passos da sementeira. Pretendo cobrir a sementeira com fetos, vou ver se arranjo na bouça.
Sem comentários:
Enviar um comentário