Aproveitamos as férias para construir um galinheiro ao ar livre. Já tínhamos pensado neste espaço que estava desaproveitado e cheio de madeira velha e podre e ainda com outros materiais, que seria jeitoso para as galinhas e patos. Durante alguns fins de semana, fomos limpando e cortando a madeira. Preparamos as estacas, arranjamos a porta aproveitado uma palete, fomos comprar os materiais: pregos, dobradiça e rede. Abrimos os buracos e fomos colocando as estacas e as ripes que iriam servir de suporte à rede. Tinha como prazo limite de construção, o inicio das férias. E assim foi, pouco a pouco, o trabalho final ficou concluído e a bicharada ganhou um novo espaço.
Enquanto a construção decorria, as galinhas andavam à solta pelo quintal aguardando pelo novo espaço, porque entretanto o galinheiro que construímos com paletes foi ocupado pelas galinhas poedeiras.
No espaço que limpamos encontramos pedaços de lousa preta e telhas velhas que usamos para bordaduras dos canteiros. Para além do embelezamento e do ar mais rústico que transmitem, também servem de proteção, porque as galinhas bicam tudo por onde andam.
Alguns pormenores da construção. A par deste carreiro e por de trás da ramada de framboesas vai ser montada e rede de vedação que vai vedar este lado. Na parte de cima, já esta montada a estrutura para pregarmos a rede e a porta que dá acesso a este espaço.
Quando já tudo estava vedado, cavamos um buraco na terra para colocar o recipiente com água para os patos tomarem banho. Como havia partes em que a terra estava muito dura, picamos todo o chão com um gadanho para que a s galinhas pudessem esgravatar. Já o primeiro dia de agosto estava quase a terminar, quando o espaço ficou pronto para ser experimentado pelos novos habitantes.
Depois disto, partimos para umas merecidas férias, sabíamos que estavam bem entregues e em boas condições.
Sem comentários:
Enviar um comentário