Comprei vários alfobres na Rua Alexandre Braga, no Porto e plantei-os no fim de semana. Doze pés de cada: couve-flor, brócolos roxo, brócolos verde, brócolos romanesco e coração de bola.
A seguir a esta plantação, plantei cerca de 20 pés deste alfobre que tinha semeado na estufinha a 2o de Agosto. Não sei o que é porque o papel onde estava escrito o que era desfez-se com a humidade. Esta parte da estufa estava cheia de alfobres que já transplantei para a horta, estes eram os últimos desta sementeira. Entretanto já tem mais a nascer.
Do outro lado da estufinha semeei cebola branca e vermelha, achei que não estava muito grande, e como queria plantar alguns para ter cebola cedo, sai à procura de pezinhos para comprar, mas os que encontrei à venda eram mais pequenos e mais fracos do que os meus. Assim não valia a pena comprar, pois tenho os meus. Vim para casa, arranquei-os e plantei no seguimento da plantação das hortícolas anteriores. Foram 150 pés. Deixei alguns pequeninos no alfobre, e ficou um pouco de terra por plantar à espera destes.
O molhinho mais estreito é cebola branca, o mais largo é cebola vermelha. Tive a visita desta minhoca que não gostou que eu mexesse a terra e toca a mudar-se para outro lado.
Uma vista da plantação do cebolo.
Vista geral desta parte da horta repovoada. Agora é só esperar que não venham chuvadas fortes nos próximos dias enquanto estas plantinhas não crescem mais um pouco. E as lesmas e os caracóis não comam as folhinhas todas e o olho, quando acontece a planta não tem como se desenvolver e morre. Tem alguns pés grandes de couves variadas pelo meio que ficaram da plantação da Primavera.
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
ResponderEliminarObrigada, tento ter sempre os meus próprios legumes para consumo, sopas e acompanhamentos. Por isso estou constantemente a semear e a plantar. Também recolho sementes, principalmente nos meses mais quentes. Em relação às lesmas e caracóis, por aqui há imensos, com estas chuvas nasceram muitos, há couves que estão cheiinhas deles. Já espalhei cinza à volta das tornas de legumes, coloquei montinhos de cascas de citrinos e garrafas de plástico com cerveja. De manha vou aos sítios onde coloquei os iscos, e apanho os caracóis e distribua-os pelos compostores.
EliminarHá couves que têm as folhas todas comidas. É devastador.
Olá Rosa,
EliminarAs minhas desculpas, removi o seu comentário sem querer e não sei como recupera-lo.
Cumprimentos,
Brasilina
Essas minhocas são maiores do que a minha ! ! bjs
ResponderEliminar