Este ano plantei esta torna de alhos a todo o comprimento, tinha cerca de 2 regos e pelo meio plantei alface e chicória pão de açúcar. Ainda tenho mais alguns noutro bocado de terra que semeei mais tarde, tenho que ir lá ver como estão.
Este fim de semana aconteceu a colheita, alguns já estavam a começar a apodrecerem com a humidade da terra.
A terra está muito húmida e vieram com muita terra agarrada, por isso tive que os lavar muito bem, esfreguei cabeça a cabeça para limpar a terra. Depois coloquei-os a secar abertos em cima duma mesa no pátio ao ar. Quando estiverem bem secos vou fazer molhinhos e pendura-los na despensa para consumir durante o ano. Para Novembro volto a colocar alguns à terra, depois mais uns poucos pelo Natal e mais alguns pelo Carnaval e finda a plantação, depois continua o ciclo novamente (colocar cinza na terra onde estão plantados, tirar ervas que apareçam, rega se o tempo for muito seco, colheita, limpeza, secagem, amarrar, e pendura-los).
Algumas cabeças não são muito grandes, mas tem os dentes grandes, outras cabeças são grandes mas os dentes de alho são pequenos, enfim tem de tudo um pouco, mas para eu consumir em casa servem muito bem. O sabor e o cheirinho é muito diferente dos que se compram, é muito forte, sabe mesmo bem.
Secagem dos alhos
Esse blog é demais de lindo.
ResponderEliminargosto muito de visitá-lo
abraços
Obrigada
ResponderEliminarBeijinhos