Está a chegar a Primavera, está traz entre muitas coisas, as lindas e deliciosas ervilhas.
No Novembro passado semeei na estufa um rego de ervilhas, metade do rego ervilhas de quebrar e a outra metade ervilhas de debulhar. A 5 de Dezembro estavam já grandinhas mas um bocado fraquitas. Pensei que não fossem desenvolver bem e até semeei mais ervilhas nos espaços vazios.
A terra estava estrumada, por isso só tive que escarificar para soltar a terra e eliminar alguma erva daninha que estivesse a brotar e regar, pois principalmente o mês de Janeiro foi muito seco, e então dentro da estufa ainda mais se sentiu a falta de humidade. Mas valeu a pena.
Olhem o resultado!
Que bonito ervilhal!
E as flores, que bonitas!
Estas são ervilhas de quebrar, dão flor rosa ou roxa.
Reparem na cor da folha, pois logo de pequena conseguimos distinguir a de quebrar (flor rosa ou roxa) da debulhar (flor branca).
Entretanto semeei mais três regos fora da estufa. Também estão muito bonitas e já grandinhas. Por isso até já as estaquei com troncos da poda das árvores.
Estas são as de debulhar, a flor é branca. Apesar de terem sido semeadas ao mesmo tempo, está flor mais cedo que a outra. E os frutos, que beleza, já tem vagens de ervilhas, e crescem a olhos vistos de dia para dia, não tarda vou colher um punhado delas. E depois é só cozinhar e deliciar-me com a sua frescura.
Conforme fiz para as ervilhas da outra qualidade, também fiz para estas de quebrar, ou seja, semeei uns carreiros fora da estufa. Passado cerca de mês e meio, a 5 de Dezembro lá pus eu novamente ervilhas à terra. Aproveitei esta torna de terra debaixo da ramada, pois agora está nua), estrumei, cabei, abri três regos e em dois deles semeei ervilhas de debulhar e no rego junto ás sebes semeei favas.
Foram crescendo, sachei, reguei e também já as estaquei. Agora é só ir admirando-as, aguardando pelas flores,pelos frutos e colher. Em relação à rega, espero não ter de o fazer, pelo menos nos próximos dias, pois hoje mudou a lua para quarto crescente e trouxe alguma chuva. Até que enfim, pois já não chovia à cerca de dois meses. Já estava na espectativa que íamos ter um ano muito seco, pois não me lembro de andar a regar o quintal no mês de Fevereiro. A ver vamos.
Estas de debulhar, ou de grão, tem as folhas verdinhas, sem os raios escuros, é assim que eu as distingo das ervilhas de quebrar ou tortas.
Este ano também semeei ervilhas telefone, pela primeira vez, encontrei à venda numa loja e fiquei entusiasmada com o facto de não ter de as estacar, são rasteiras, e não crescem para além dos 60cm. São de grão, de debulhar. Mas não retiram a beleza das outras, ditas minhas tradicionais, pois desde pequena só conhecia as altas, imponentes, a subirem pelo céu e com as suas guias a agarrarem-se às estacas ramalhudas, pois é destas que elas gostam.
Brevemente mostro a colheita………………..
Olá sabe-me dizer se aquelas ervilhas pequeninas e tenrrinhas que se chamam "Petit pois" são de debulhar ou de quebrar? Obrigado
ResponderEliminar