Em Março do ano passado, a minha mãe disponibilizou-me este abrigo para plantas. Estava velho, o ferro a desfazer-se, o plástico estava todo rasgado, a estrutura de cima danificada, os pés podres…
Fiquei satisfeita, pois já tinha um abrigo para no Inverno ter legumes. Como caminhávamos para o Verão, não me apressei muito a repara-la. Mas andava a magicar como faze-lo.
Entretanto fiz seis covas e espetei pilares de cimento (que arranjei lá numa beira encostados) nessas covas, quatro em cada ponta e dois a meio. Peguei na estrutura do telhado e encaixei-a nestes pilares, com arame fixei. De seguida passei duas filas de arames de cada lado do telhado e uma fila de arame de cada lado das paredes. Estava a estrutura pronta para montar o plástico.
Em Setembro semeei legumes na estufinha.
Em Outubro tirei as medida e fui comprar plástico térmico. Pis a estufa estava muito feiinha, o plástico já estava todo rasgado. As plantas que estavam lá dentro também estavam raquitinhas, não cresciam saudáveis.
Fiz um rego de cada lado da estufinha, coloquei o plástico em cima e fui desenrolando com muito cuidado para não rasgar. Nas ligações dos ferro coloquei um bocado de sola de pneu para que ao esticar não rasgasse. Estiquei bem, deixei cair o plástico nos regos, tinha cerca de 60cm para enterrar, cobri os 60cm de terra, calquei bem, e voilá, a estufinha está pronta para receber plantinhas e abriga-las do frio e da geada de Inverno. Agora é só repovoa-la.
Aqui está o abrigo, ficou porreiro e já está habitado, e que vem habitado! A estufinha dos meus alfobres e legumes que no tempo frio requerem abrigo. Tem algumas alfaces, espinafres, cenoura, salsa e os alfobres de variedades de penca, coração, cebolo, alho francês…
A casinha das plantas
Sem comentários:
Enviar um comentário